Opinião

Degradação do diesel aumenta com adição do biodiesel

Por Luiz Henrique Sanches

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No contexto brasileiro, onde o biodiesel é adicionado ao diesel, é importante destacar que o biocombustível, obtido a partir da transesterificação de óleos vegetais, pode reduzir a estabilidade química do diesel, resultando na degradação do diesel final mais rápida. Por outro lado, o diesel HVO, um hidrocarboneto produzido por hidrotratamento, oferece uma estabilidade química semelhante ao diesel mineral, tornando-se uma alternativa mais durável para aplicações de longo prazo.

Ao abordar as diferenças entre o biodiesel ester e o diesel HVO, é crucial considerar suas composições químicas, desempenho em diferentes condições climáticas e demandas específicas de armazenamento. Enquanto o biodiesel requer cuidados extras devido à sua menor estabilidade, o diesel HVO oferece uma opção mais robusta e duradoura.

No cenário atual do Brasil, onde o biodiesel é adicionado em uma proporção de 14% ao diesel final, é importante notar que essa mistura não é aplicada ao diesel marítimo, devido às exigências específicas desse contexto de uso.

Também o óleo diesel, componente vital em muitos setores industriais e de serviços essenciais, enfrenta um desafio significativo em relação ao seu prazo de validade. Embora seja um recurso rapidamente consumido em muitas circunstâncias, a longa estocagem em certas aplicações específicas pode levar à degradação do diesel, comprometendo sua eficácia quando mais necessário.

Em situações em que o óleo diesel é armazenado por longos períodos, como em tanques de geradores de eletricidade para emergências ou em reservatórios de motores de bombas de água para combate a incêndios, a deterioração gradual se torna uma preocupação crítica. Estudos revelam que, após apenas um mês de armazenamento, o diesel mineral começa a degradar-se, com a qualidade do combustível sendo comprometida ao longo do tempo.

O prazo de validade do óleo diesel varia de acordo com diversos fatores, incluindo a composição do combustível e as condições de armazenamento. Petróleos de origens distintas e processos de refino diferentes resultam em diesel com características variadas. De acordo com especialistas, o óleo diesel geralmente só pode ser armazenado até seis meses, dependendo de sua resistência à degradação, ou seja, esta pode ocorrer antes disso em muitos casos.

As condições ideais de armazenamento envolvem a manutenção de temperaturas baixas, pois o calor acelera o processo de oxidação do diesel, contribuindo para sua deterioração. Além disso, a presença de umidade no interior dos tanques também pode acelerar esse processo.

Para períodos de armazenamento mais longos, recomenda-se o uso de aditivos específicos ou a implementação de programas de rotação de estoque. É essencial observar as normas aplicáveis, como a NFPA 110, que estabelece requisitos de desempenho para sistemas de energia de emergência e de reserva, garantindo uma fonte confiável de energia elétrica em situações críticas.

Em resumo, maximizar a eficiência e a durabilidade do óleo diesel requer uma compreensão abrangente dos fatores que influenciam seu prazo de validade. Com práticas adequadas de armazenamento, o uso de aditivos apropriados é possível garantir um fornecimento confiável de energia em momentos críticos, mantendo a integridade do combustível ao longo do tempo.

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